Rua Ponte Serrada, nº 365 – Comasa, Joinville

Notícias

  • 10/04/2024

Empresários de pequenos negócios encerraram primeiro trimestre com mais confiança, aponta sondagem



Empresários de pequenos negócios encerraram primeiro trimestre com mais confiança, aponta sondagem

Os proprietários de pequenos negócios terminaram os três primeiros meses do ano mais confiantes, segundo sondagem do Sebrae em conjunto com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança dos Micro e Pequenos Empresários (IC-MPE) subiu 1,1 ponto em relação ao trimestre anterior.

“Tivemos um primeiro trimestre positivo, com Comércio e Serviços puxando a alta na confiança dos empresários de pequenos negócios, que ficaram mais otimistas devido ao panorama favorável da economia de geração de empregos e redução na taxa de juros”, argumenta o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima. “A Indústria também deve retomar o otimismo com as medidas recentemente anunciadas pelo governo de Lula e Alckmin, como a nova plataforma do Brasil Mais Produtivo, que vai engajar até 200 mil empresas na jornada de aumento da produtividade”, acrescenta.

O IC-MPE é calculado por meio da soma do Índice de Situação Atual ao Índice de Expectativas apurados nos principais setores da economia – Comércio, Serviços e Indústria de Transformação. Os empresários são ouvidos com relação aos aspectos de demanda, produção, empregos, tendências de negócios, crédito, vendas, entre outros.
Segundo o levantamento, todos os três principais segmentos fecharam em alta no primeiro trimestre de 2024: Comércio (+ 1,5 ponto), Serviços (+1,7 ponto) e Indústria (1,4 ponto). O IC-MPE é calculado desde 2019, período considerado pré-pandêmico.

Fonte: Agência Sebrae

Notícias Contabeis

Fique informado com nossas notícias