Rua Ponte Serrada, nº 365 – Comasa, Joinville

Notícias

  • 18/08/2022

Com mercado de trabalho aquecido, recrutamento deve ser certeiro para evitar problemas dentro da empresa



Com mercado de trabalho aquecido, recrutamento deve ser certeiro para evitar problemas dentro da empresa

Com o desemprego em queda, o mercado de trabalho mais aquecido, um cenário de pós-pandemia que modificou severamente a forma que as pessoas encaram suas carreiras e se tornaram mais criteriosas para a seleção de vagas, o recrutamento também deve acompanhar as mudanças e se adaptar às novas exigências.

Para o diretor-geral da Robert Half na América do Sul, Fernando Mantovani, a situação atual aumenta bastante o desafio de contratar talentos, já que muitas empresas estão com mais e novos postos de trabalho abertos e, fazendo simultaneamente, o movimento de preencher vagas frente a uma escassez de candidatos.

Os dados do último Índice de Confiança Robert Half (ICRH) confirmam esse cenário desafiador para as empresas. De acordo com o estudo, que ouviu recrutadores, a intenção em realizar contratações está muito alta para 8% das empresas e alta para 22% delas. 

“Note que apenas aí já temos quase um terço da nossa amostra direcionada para fazer admissões muito em breve. Para 32% das companhias, a intenção de contratar é média. E essa intenção fica baixa e muito baixa para 27% e 11%, respectivamente, das organizações que participaram da sondagem”, explica o diretor.

Ele ainda ressalta que, se a essa altura parece estranho o tom de alerta sobre o tema, já que o assunto é contratar e crescer, é porque muita gente desconhece o fato de que apenas realizar um processo de recrutamento e seleção não necessariamente resolve o problema de preencher vagas. 

“A principal questão gira em torno de como realizar esse processo, de modo a atrair o perfil adequado. Processos que sejam rápidos ou demorados demais provavelmente incorrerão em erros, tal como admitir profissionais com pouca sinergia com a empresa ou, ao contrário, perder candidatos que seriam excelentes para o cargo disponível”, elucida.

É necessário ter cuidado na hora de contratar
A consultoria explica que, tanto uma admissão apressada e equivocada quanto a perda de um talento para a concorrência, oneram a empresa de várias maneiras. 

“As equipes ficam mais sobrecarregadas, há custos com uma possível demissão e nova contratação, além do desgaste na imagem da organização, que passa a impressão de ser pouco eficiente quando se trata de recompor suas equipes”, afirma o diretor-geral.

Além disso, um recrutamento moroso desmotiva os participantes, que podem desistir no meio do caminho, e dá margem para que outros desligamentos aconteçam, aumentando ainda mais o número de vagas a serem ocupadas.

As boas práticas do recrutamento
Um recrutamento bem-sucedido envolve não apenas etapas, mas cuidados que garantam uma boa evolução e conclusão do processo realizado. 

O objetivo, de forma geral, é contratar o profissional mais bem preparado e alinhado ao cargo e à cultura da empresa. Para tanto, é fundamental observar os aspectos a seguir:

Transparência no processo
O primeiro passo é também um dos mais importantes: a divulgação da vaga. Caso não seja confidencial, o recrutamento deve ser o mais transparente possível. Somente assim candidatos realmente afinados com as necessidades e as expectativas da organização serão impactados. 

Um anúncio de vaga presencial que omita o endereço, por exemplo, corre o risco de atrair pessoas que eventualmente moram longe e sequer tiveram a chance de pesar esse fator antes de enviar um currículo.

Objetividade
Informações precisas, diretas e sucintas sobre a empresa (tamanho, presidência, localização, entre outras) bem como sobre o cargo oferecido, facilitam a vida dos candidatos e aceleram os resultados. 

Com informações completas, os candidatos rapidamente poderão saber se a vaga interessa ou não. De quebra, eles terão uma visão positiva sobre a postura da empresa desde o primeiro contato.

Timing
Planeje o recrutamento para durar, no máximo, um mês, reservando cerca de uma semana para cada etapa (divulgação, seleção, entrevistas, etc). Cogite realizar as etapas iniciais por chamadas de vídeo, pois trata-se de um recurso válido para ganhar agilidade.

Ajuda especializada
As tendências de recrutamento e seleção mudam o tempo todo e exigem novas abordagens para atrair os melhores candidatos. Se a companhia está com dificuldade de realizar o processo, seja por falta de tempo, de pessoal ou de conhecimento e experiência, contratar uma empresa especializada é uma ótima alternativa.

Especialistas no assunto garantem que todas as etapas do recrutamento sejam cumpridas com qualidade e eficiência. Há, ainda, a vantagem de ter um “olhar de fora”, que sempre agrega valor a qualquer projeto ou iniciativa.

Fonte: Contábeis

Notícias Contabeis

Fique informado com nossas notícias